A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro De Testagem E Aconselhamento (CTA) realiza um importante trabalho com ações de conscientização, acompanhamentos de pacientes já diagnosticados com o vírus HIV em Teixeira de Freitas.




  1. A coordenadora do CTA de Teixeira de Freitas, Vilma Gonçalves, explica o importante trabalho realizado no CTA.  “É sempre importante ressaltar que realizamos ações de conscientização, acompanhamentos de pacientes já diagnosticados com a doença, distribuição de preservativos, além de outras medidas importantes no combate e prevenção do HIV”, explica Vilma.
  1. Para o Secretário Municipal de Saúde, Max Almeida, a participação de todos os setores da SMS é fundamental para que estas ações possam ocorrer periodicamente, “é gratificante ver a equipe integrada e com um objetivo em comum, superando os desafios, com planejamento, prevenção e união. É maravilhoso saber que contamos com a participação da sociedade, se unindo a nós neste objetivo comum”, destacou Max.
  2. A AIDS
  3. A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes.
  1. PREVENÇÃO
  2. Para evitar a transmissão da Aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.
  3. CTA
  4. Os interessados em participar ou conhecer os serviços oferecidos pelo órgão, podem buscar orientação pessoalmente, na Rua Sagrada Família, n° 436, bairro Bela Vista, ou por meio do telefone (73) 3011-2713 e e-mail: cta@tdf.com.br. O CTA/SAE oferece assistência especializada para tratamento da Aids, hepatites virais B e C, tuberculose, hanseníase e DST’s.

    Deixe seu comentário

TV TEIXEIRA VOCÊ AO VIVO