Estação Meteorológica com painel solar é instalada no Aeroporto de Teixeira de Freitas TV TEIXEIRA REDAÇÃO

  1. Foi finalizada a instalação da estação meteorológica de superfície com utilização de painel solar no Aeroporto 09 de Maio, no município de Teixeira de Freitas. Essa medida objetiva aperfeiçoar a captação das informações meteorológicas, ampliando o nível de segurança no processo de aproximação das aeronaves nos pousos e decolagens.

    De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do município, Flávio Guimarães, a utilização dessa tecnologia de ponta, além de conferir maior confiabilidade aos dados meteorológicos repassados à torre de controle, proporciona economia no consumo de energia elétrica.
    “O equipamento está instalado dentro do sítio aeroportuário.  A próxima etapa é a homologação pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A opção pela utilização do painel solar se deve a fatores como rapidez no processo de instalação, acuidade na obtenção de informações meteorológicas e por ser uma tecnologia sustentável”, afirma o secretário, ao ressaltar que o nível de incidência solar existente no Brasil também contribuiu para a escolha.
    A implantação desses equipamentos, importados da Finlândia, atendem às determinações do Decea e normas da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). O investimento é da ordem de R$ 2 milhões.

    Tecnologia sustentável
    O painel solar fornece a energia necessária para alimentar todos os equipamentos de medição, sensores meteorológicos, processamento e comunicação instalados na estação meteorológica do sítio secundário, que capta informações como nível de umidade relativa, direção e velocidade do vento.


TV TEIXEIRA VOCÊ AO VIVO