Teixeira: Populares reclamam das enormes filas na Regulação e Secretaria de Saúde emite nota




Teixeira de Freitas: A equipe da TVLN esteve na manhã desta terça-feira, 02 de fevereiro, na Central de Regulação do município de Teixeira de Freitas, onde populares estavam desde o dia anterior na fila para tentar marcar exames, passar por um especialista ou marcar um retorno médico. Populares ligaram para nossa reportagem para denunciar o acúmulo de pessoas na fila e que a maioria não estavam conseguindo ser atendido.

“É uma injustiça para a população teixeirense passar por isso, especialmente a população idosa, que fica horas na fila, encarando essa aglomeração de pessoas. Idosos dormindo em papelão para conseguir marcar um exame. É preciso mudar esse quadro. Peço encarecidamente ao prefeito, que é um médico e conhece essa realidade, para que ele faça alguma coisa. Não temos condições de pagar um exame particular, então, apelamos para o SUS. Olhe para nós com um olhar diferente”, desabafou uma moradora.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município, e a secretária encaminhou uma nota pública, intitulada: “Secretaria Municipal de Saúde faz levantamento de exames pendentes na Regulação para normalizar situação”.

Segue a Nota na Íntegra:

As consultas com especialistas, exames e procedimentos são realizados em Teixeira de Freitas através de marcação no Complexo Regulador. A Secretaria Municipal de Saúde, ciente da necessidade de melhorias e adequações no setor, iniciou, há mais de 02 semanas, o levantamento de toda demanda reprimida na regulação. Nota-se uma quantidade imensa de exames que não foram marcados em anos anteriores, existindo assim pacientes aguardando atendimento desde 2018.

“Atualmente, levantamos o quantitativo de 19.552 solicitações do ano de 2018 aguardando marcação, 11.271 solicitações de 2019 e 3.023 solicitações do ano de 2020. Totalizando assim uma demanda reprimida de 33.846 solicitações a serem agendadas. Reiteramos que a presente gestão recebeu o município totalmente descapitalizado e sem contratos, visto que praticamente todos os contratos da saúde foram encerrados em 31 de dezembro de 2020 pela gestão anterior, dificultando assim o atendimento integral à população”, explicou a secretária de Saúde, Cristiane de Almeida Cerqueira Silva.

A Secretaria de Saúde executa um planejamento com a Atenção Básica no intuito de descentralizar essa marcação para as Unidades Básicas de Saúde, bem como a contratação de profissionais e serviços, oferecendo assim mais qualidade e um atendimento de forma humanizada aos cidadãos.

Por: Lenio Cidreira FONTE Liberdadenews

TV TEIXEIRA VOCÊ AO VIVO